GENERALIDADES



 DISTINTIVO DO NAVIO

DESCRIÇÃO

        Num pentágono formado por cabos de ouro e encimado pela a coroa naval: em campo faixado ondado de azul e negro, escorpião em ouro, tendo brocante sobre o mesmo uma estrela encarnada de oito pontas.

EXPLICAÇÃO

        ANTARES- Estrela maior da constelação de Escorpião: o campo em azul e negro representa o céu e o oceano, este em sua plenitude, da superfície ao fundo, meio ambiente em que o navio cumprirá sua missão.

 

HISTÓRICO DO NAVIO

        Primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar este nome, o Navio Oceanográfico " ANTARES"  foi adquirido na Inglaterra, da RACAL ENERGY RESOURCES LTD, empresa do grupo RACAL GEOPHYSICS LTD, e incorporado à Armada em 06 de junho de 1988, e virá, juntamente com os Navios Oceanográficos e Hidrográficos da DHN, dar prosseguimento aos levantamentos oceanográficos e eventualmente hidrográficos da área marítima de interesse do Brasil a fim de apoiar as Operações Navais e contribuir para a segurança da navegação.

        Seu nome " ANTARES" é uma homenagem à principal e mais brilhante estrela da Constelação do Escorpião, uma super-gigante estrela vermelha, rival de Marte, de primeira magnitude, cerca de cem vezes maior que o Sol e que há muitos anos vem servindo aos navegantes do Hemisfério Austral na obtenção das suas posições no mar.

        Construído em 1983,  nos estaleiros A/S MEJELLEM & KARLSEN, BERGEN, NORWAY, teve sua quilha batida em 12 de março de 1983, tendo sido lançado no mar em 27 de novembro de 1983. Realizou as provas de mar durante o primeiro semestre de 1984 e entrou em operação no segundo semestre de 1984. Classificado como Navio de Pesquisa Sísmica, recebeu o nome de M/V " LADY HARRISON" e no período de 1984 a 1986 efetuou inúmeros levantamentos de pesquisa sísmica na área do Mar do Norte, Mar Báltico e Mar Mediterrâneo, quando em 16 de setembro de 1986, foi colocado à venda, sendo oferecido a diversos países, inclusive ao Brasil.

        Com o contrato de aquisição assinado em 10 de fevereiro de 1988 entre a Marinha do Brasil e a Racal Geophysics Limited, o navio foi oficialmente entregue em 04 de março de 1988, no porto de Imminghan, Inglaterra, partindo para o Brasil em 30 de março de 1988 e chegando ao Rio de Janeiro em 25 de abril de 1988, após ter feito escalas em Las Palmas, Ilhas Canárias e Salvador.

        Classificado como Navio Oceanoráfico de segunda Classe, subordinado ao Grupamento de Navios  Hidroceanográficos, suas principais características são :

 

Ano de Construção 1984
Deslocamento leve 855 t
Deslocamento carregado 1248 t
Comprimento total 55 m
Comprimento entre perpendiculares 48,85 m
Boca moldada 10,3 m
Pontal molhado 6,5 m
Calado de projeto 4,5 m
Velocidade máxima 10 nós
Velocidade de cruzeiro 8 nós
Tripulação 45 homens
Autonomia 61 dias
Raio de ação 10.000 milhas
Propulsão 1 x 1860 hp, B&W Alpha
Hélices 1 de passo controlado, 4 pás
Capacidade de óleo diesel 240 t
Capacidade de aguada 50 t
Grupo Osmose Reversa 9000 l / dia
Propulsão de proa White Gill jet